01/11/2021 11:25:00 Times da década de 1990 voltam a se enfrentar em reencontro especial

por Elizeu Teixeira publicado 04/01/2024 10h46, última modificação 04/01/2024 10h46
1º ENCONTRO DOS VETERANOS AMIGOS DA BOLA, idealizado pela Câmara de Vereadores.

Uma volta um passado de cerca de 30 anos, assim foi o 1º ENCONTRO DOS VETERANOS AMIGOS DA BOLA, idealizado pela Câmara de Vereadores com o apoio da Prefeitura Municipal através do Departamento de Cultura. Atletas veteranos se reencontraram no domingo (31.10), pra reviver os clássicos do início da década de 1990.

Marcando a volta gradativa de eventos, os jogos aconteceram no campo de futebol Society Ivo Correia Leite, onde a população pôde ver e rever de perto os times pioneiros de Vera e região, SECA LITRO, AUTO POSTO VERA, JUCRI E FLORESTA MADEIRAS.

De início houve duas partidas preliminares(FOTOS) uma feminina e outra masculina. Quatro equipes que treinam no bairro Princesa Isabel e que inclusive após as partidas foram presenteadas com bolas novas para continuar seus treinos.

Posteriormente teve início a cerimônia de abertura do evento, com a composição de um dispositivo de honra que contou com os Vereadores, Prefeito, deputado Valtenir Pereira, Comandante da Polícia Militar e todos os atletas das quatro equipes principais.

O presidente Donizete Panizon agradeceu a todos os presentes, aos comércios locais e pessoas que doaram brindes para serem sorteados entre os jogadores dos quatro times presentes. Ainda lembrou que no próximo ano os jogos serão à tarde, devido ao sol.

Valtenir Pereira, deputado Federal, disse que estima muito a população verense e em especial o evento Amigos da Bola. Elogiou o trabalho do prefeito Moacir frente à administração municipal e reafirmou a parceria com o município.

Moacir Giacomelli, agradeceu a presença de todos, lembrou que no domingo não havia nenhum caso de Covid e isso também é muito importante para a volta dos eventos em geral, “Se Deus quiser o ano que vem é vida nova e seguimos em frente para melhor atender os munícipes de Vera, obrigado a todos”, concluiu o gestor.

HONRA AO MÉRITO DESPORTIVO

Ainda antes do início das partidas foi convidado o 1º árbitro de futebol de Vera, seu Sadi Moro, que somando a arbitragem no sul do país, tem mais de 30 anos de apito. Ele recebeu das mãos do prefeito Moacir o CERTIFICADO de HONRA AO MÉRITO DESPORTISTA, como prêmio por seu empenho em prol ao esporte de Vera.

“Eu fiquei muito feliz por rever os colegas daquela época e por ter recebido a camiseta e a placa e por rever muitas pessoas que queria ter visto antes. Me deu muita saudade e vontade de apitar e também de jogar futebol, porque eu jogava também. Sou muito grato pelo que fizeram por mim, por que tem que fazer essas coisas enquanto as pessoas estão vivas. Muito obrigado, um abraço a todos que estão por aqui”, concluiu seu Sadi.

Posteriormente os times também receberam a homenagem.

OS JOGOS (FOTOS)

Em campo, a primeira partida foi entre JUCRI x FLORESTA MADEIRAS, e, o segundo jogo SECA LITRO x AUTO POSTO VERA. Floresta e Posto Vera venceram as partidas, mas o resultado era o que menos importava diante o contexto do evento, pois houve sim a disputa dentro de campo, mas posteriormente todos se abraçaram e relembraram os tempos de outrora.

Olha, os organizadores estão de parabéns, 100%, porque quando eu liguei, mandei mensagem para os amigos do time, todo mundo ficou muito contente, revemos amigos de muito tempo atrás. Na época era rivalidade, mas hoje o negócio é brincar”, disse Caveira, capitão do time SECA LITRO.

Leoneri, conhecido como Néia, capitão do Floresta madeiras também deu os parabéns a toda organização e os times e disse que é muito importante rever e poder jogar novamente com essas pessoas.

“Relembrar aquela época que foi muito gostoso e encontrar os amigos em um clima esportivo, mas diferente daquela época que era de rivalidade. A gente fica muito feliz pelos que estão aqui hoje”, disse Juninho Camilo, capitão do AUTO POSTO VERA.

Perguntado da sensação de estar em campo com os amigos do time de antigamente, Donizete Panizon representando o Jucri, disse que foi uma sensação muito gostosa pois o time era composto por jovens católicos que participavam de encontros religiosos e assim se formou o time. “Alguns de nós permanecemos unidos, e voltar a rever os outros é motivo de satisfação e orgulho”, completou Panizon.

O encontro ainda teve a presença do público em geral e sorteio de vários brindes para os times envolvidos.