05/12/2021 11:48:00 Câmara de Vera participa do 2º Encontro da Frente Parlamentar MT/PA em Guarantã do Norte/MT

por Elizeu Teixeira publicado 04/01/2024 11h06, última modificação 04/01/2024 11h06

Aconteceu nos dias (02 e 03/12) em Guarantã do Norte/MT o 2º Encontro da Frente Parlamentar Mato Grosso/ Pará. A solenidade contou com a participação de aproximadamente 29 Câmaras Municipais e cerca 100 vereadores. Deputado estadual, prefeitos lideranças regionais e tribos indígenas. (VÍDEO)

Os vereadores Donizete Panizon, Eleandro Moreira, Paulo Henrique, Eduardo Rocha, Marcelo Perioto, Antônio Pena Fiel e o suplente Gilmar Marcelo estiveram acompanhando e debatendo a sequência do trabalho juntamente com mais 28 Câmaras Municipais.

Para as autoridades que discursaram, a Frente Parlamentar é um marco histórico de união e de trabalho dos dois Estados que tem como objetivo desenvolver projetos e ações para resolver problemas e conflitos em comum.

Wanderley Paulo, vereador de Sorriso/MT e presidente da Frente Parlamentar, destacou a legitimidade do movimento parlamentar e disse que a Frente já começou a colher frutos das suas ações. “Reconhecimento de instalação de mais postos da Policia Rodoviária Federal ao longo da BR -163 se materializou devido o trabalho da Frente junto aos Ministérios” pontuou.

O representante do povo indígena Kayapó, Doto Kayapó, reafirmou o apoio da comunidade indígena e destacou que a Frente Parlamentar é legitima pois está ouvindo as comunidades indígenas que segundo ele sempre estiveram à margem da sociedade, sem voz e vez para tomada de decisões.

Dilmar Dal Bosco, ?deputado estadual, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, pontuou as ações da Assembleia Legislativa para criar as legislações que podem ajudar os municípios a se regularizar. “Estamos deixando a Assembleia Legislativa a disposição da frente para ajudar nas orientações das legislações vigentes bem como se necessário for para regularizar algum setor econômico ou social, estar debatendo leis em benefício da população”, detalhou.

Demais autoridades fizeram uso da palavra falando sobre a importância da frente em defesa dos mato-grossense e paraenses, por se tratar de um movimento suprapartidário que não defende ideologias políticas e sim ações de desenvolvimento local.

Demais autoridades que usaram a palavra parabenizaram a criação Frente.

Palestras:

Na manhã de sexta-feira, 03 palestraram sobre saúde, logística, regularização fundiária, atividade garimpeira e código florestal, os senhores Ramiro Azambuja, - empresário que está prestando consultoria para a Associação Brasileira de Transporte de Cargas, sobre “industrialização sustentável na Amazônia”.
Edeon Vaz Ferreira – diretor executivo do movimento pró logística de MT, sobre “modais de transporte para o desenvolvimento da Amazônia”.
Dirceu sobrinho – Presidente da Associação Nacional do Ouro, sobre “Garimpo 4.0 ações para a regularização”.
Marco Felipe  - Descentralização da saúde pública.
Fernando carbone - Engenheiro Agronomo, sobre “Código florestal brasileiro e a necessidade de mudanças”.

Todas as demandas que serão discutidas em câmaras temáticas formarão a Carta de Intenções de Guarantã do Norte.