16/02/2022 11:13:00 Legislativo verense participa de Audiência Pública sobre instalação de novo hospital e maternidade

por Elizeu Teixeira publicado 04/01/2024 11h43, última modificação 04/01/2024 11h43

Foi realizada ontem (15/02) na Câmara Municipal de Sorriso uma audiência pública para debater a instalação de um hospital para baixa  complexidade e um hospital maternidade, ambos municipais. Essa ação tem grande importância para “desafogar” o Hospital Regional disponibilizando assim mais vagas para as cidades vizinhas. Os vereadores Paulo Henrique (PDT) e Alfredo Krause (PODE) representaram o município de Vera na ocasião. VIDEO

Segundo disse o presidente da Audiência, vereador Wanderley Paulo, a reunião é para aproximar a população da discussão, ouvindo seus anseios e opiniões acerca dessa necessidade além de possibilitar assim que as pessoas possam tirar suas dúvidas já que estavam presentes técnicos no assunto, como médicos e gestores do município e do Hospital Regional.

“Vera usa muito o atendimento de saúde aqui de Sorriso, praticamente tudo o que é mais complicado a gente manda pra cá e realmente todo investimento em saúde é de grande valia ainda mais se for mais um hospital e mais uma maternidade. O povo de Vera agradece o empenho da Câmara e do executivo de Sorriso”, disse Krause.

Na mesma linha Paulo Henrique também ponderou sobre o assunto, lembrou que em 2008 a cidade de Nova Mutum/MT enviava pacientes para serem tratados em Sorriso e hoje é feito o contrário embora seja um hospital particular que exista naquela cidade e o município de Sorriso compra os serviços. “Outra coisa, sobre a maternidade, acho que é preciso pensar grande, por que hoje esse número citado, de cerca de 100 partos, parece pouco, mas depois que essa maternidade abrir, muitas pessoas que fazem os partos em locais particulares vão migrar para a maternidade municipal e vão se tornar 500 ou mais”, completou Paulo, reiterando o apoio dos vereadores de Vera.

Entre os membros da mesa de honra ainda discursaram sobre a parte técnica médicos e gestores e também o secretário de saúde de Sorriso, Luiz Fábio, que garantiu que já há um estudo praticamente finalizado quanto à instalação da maternidade municipal e que em breve será concretizada.

Além deles, outras pessoas da comunidade em geral foram ouvidas, inclusive aquelas que acompanharam pela internet a transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara de Sorriso.

Resumindo o avanço do debate Wanderley Paulo destacou sobre a necessidade de haver uma cobrança ao governo do estado na questão de se construir um novo hospital regional destinando o espaço do atual para que seja implementada a unidade municipal.

“Agora é lutarmos, porque se a gente baixar a guarda a coisa não acontece, então nós vamos pra cima, o que foi colocado aqui são os nossos alvos. A maternidade está aí vai ser concretizada, mas queremos um hospital para baixas complexidades, municipal, e queremos um novo Hospital Regional”, finalizou Wanderley.