1º encontro da Frente Parlamentar gera carta de intenções para cobrar bancadas estaduais e federais

por Elizeu Teixeira publicado 02/01/2024 15h52, última modificação 02/01/2024 15h52
29/08/2021

Criada a partir de necessidades verificadas no trecho que compreende o norte de MT e o sudoeste do Pará, a frente parlamentar de Vereadores teve o primeiro encontro realizado na última semana com eventos na quinta e sexta-feira (26 e 27/08) na cidade de Novo Progresso/PA.

Estão participando 23 Câmaras Municipais reunindo cerca de 230 parlamentares, o presidente é o vereador Vanderlei Paulo da cidade de Sorriso/MT.

Foram discutidos temas como BR-163, ferrovia Ferrogrão, regularização fundiária e dos garimpos, produção com sustentabilidade ambiental, vulnerabilidade social e tecnologia & comunicação.

Por Vera, nesta oportunidade, participaram os vereadores Donizete Panizon, Eleandro Moreira, Paulo Henrique, Antônio Pena Fiel, Marcelo Perioto e Eduardo Rocha.

Na quinta-feira (26) houve um passeio por alguns comércios da cidade de novo progresso para apresentar a Frente e convidar todos a ajudarem na identificação dos problemas e sugerir soluções.

Já à noite teve de fato início o encontro com a apresentação e a palavra de diversas autoridades inclusive caciques de duas aldeias da região, alguns prefeitos, deputados e senadores de cada Estado.

Todos puderam expor seu posicionamento diante das demandas e falar das necessidades de suas cidades, além do apoio ao movimento.

Já na sexta-feira (27) por volta de 8h teve início a câmara temática, onde os assuntos foram divididos fazendo com que os presentes pudessem debater as principais necessidades de sua região e no final apresentar os temas que foram levantados a partir da discussão e apresenta-los aos demais.

O município de Vera ficou com os temas BR-163 e Tecnologia e comunicação. No final o vereador Paulo Henrique subiu ao palco para apresentar aos demais os seguintes temas:

- Duplicação e acostamento
- Acabar com o desnível e melhorar a rodovia
- Instalar Paradas para os caminhoneiros
- Melhorar a sinalização dando melhor trafegabilidade
- Antenas com Wi-fi a pelo menos cada 20km facilitando pedidos de socorro
- Pontos com profissionais de primeiros socorros
- Mais viadutos
- Iluminação Pública
- Asfaltamento de 35km entre Campo Verde à Rurópolis
- Redutores de velocidade nas comunidades
- Polícia Rodoviária Federal
- Fazer com que a concessionária cumpra o que está no contrato de concessão
- Instalação de câmeras de monitoramento
- Diminuição do preço dos pedágios e consequentemente do transporte de cargas.

Todos os temas tiveram suas demandas levantadas e expostas e desse 1º encontro foi gerada uma carta de intenções com todas as demandas e será entregue as autoridades em Brasília.

O próximo encontro será no estado de Mato Grosso e a data e loca ainda serão confirmados pela diretoria da Frente Parlamentar de Vereadores

Acompanhe nas redes sociais.