25/11/2021 09:10:00 Assentados do Jonas Pinheiro não serão despejados, afirma secretário especial do Ministério da Agricultura

por Elizeu Teixeira publicado 04/01/2024 11h00, última modificação 04/01/2024 11h00

Uma reunião para tratar da regularização do Assentamento Jonas Pinheiro aconteceu em Sorriso/MT na tarde/noite de quarta-feira (24/11). Desta vez uma autoridade federal em assuntos fundiários esteve no município para ouvir e falar com as autoridades da região e com os próprios assentados que vivem um dilema de mais de 20 anos sobre a terra sem ter a documentação definitiva. Entenda: https://bit.ly/310i6Li

Representando Vera estiveram compondo a mesa de honra o Prefeito Moacir Giacomelli, os vereadores Donizete Panizon (Presidente da Câmara) e Paulo Henrique (1º Secretário), além do suplente Gilmar Marcelo Webler. Já por Sorriso/MT, além do prefeito Ari Lafin e do Vice, Prefeito Gerson Bicego, também ocuparam o espaço o vereador Acácio Ambrosini e secretários municipais. Além deles, um representante do senador Wellington Fagundes.

Luiz Antônio NABHAN GARCIA é hoje dentro do Ministério da Agricultura, quem tem autoridade para determinar os trabalhos de órgãos como o INCRA e IBAMA, nas questões que se referem a assuntos fundiários e reforma agrária.

No encontro, foi lhe mostrado através de um pequeno filme a situação do assentamento desde o início e também o trabalho das mais de 400 famílias que ali vivem entre as áreas de Vera e Sorriso.

Donizete Panizon e Moacir Giacomelli ressaltaram a importância da reunião com Nabhan e destacaram veementemente que os assentados podem ficar tranquilos pois não serão despejados. Isso foi necessário porque segundo eles houve uma reunião de algumas pessoas no assentamento em Vera, onde chegaram a dizer que que as pessoas seriam despejadas, mas isso não é verdade.

O próprio secretário reiterou essas palavras afirmando que mesmo que hajam problemas na documentação o assentados podem ficar tranquilos que não perderão suas terras.
veja: