26/10/2021 09:53:00 Acessibilidade e Saúde são o foco de duas indicações do vereador Paulo Henrique

por Elizeu Teixeira publicado 04/01/2024 10h31, última modificação 04/01/2024 10h31

O pedetista Paulo Henrique dos Santos indicou na sessão de ontem (25/10) a adequação das rampas de acessibilidade dos órgãos públicos e aumento no horário de atendimento da Farmácia Pública Municipal. Diante da importância, os demais parlamentares aprovaram por unanimidade.

Tratando da primeira indicação (051/2021), Paulo que é arquiteto de formação acadêmica, afirma que os espaços (largura e inclinação) não estão de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, o que prejudica a passagem de pessoas com deficiência.

Ele ressalta que o direito a acessibilidade é imprescindível a todos os cidadãos e em alguns locais, o nivelamento do asfalto com as rampas não está adequado para uso dos cadeirantes.

“A adequação destas rampas beneficiará pessoas com necessidades especiais, deficientes físicos, especialmente cadeirantes e idosos, pois as referidas rampas possibilitam melhor locomoção”, conclui ele.

HORÁRIO DA FARMÁCIA PÚBLICA

Nesta indicação (052/2021) o parlamentar sugere que o mais próximo do ideal seriam dois turnos de atendimento, um das 07h às 13h e outro dás 12h ás 18hs.

Ele entende que a flexibilidade nos horários de atendimento da Farmácia Municipal, contemplará, principalmente, aqueles pacientes que não possuem condições financeiras para a compra do medicamento.

Além disso, ele lembra que muitas vezes pacientes consultados após às 17 horas têm que esperar o dia seguinte para irem à farmácia retirar o seu medicamento, podendo levar assim ao atraso do início do tratamento.

“Em muitos casos, o horário de trabalho dos pacientes coincide com o horário de atendimento da farmácia, impedindo o acesso dos pacientes ao local, especialmente no horário de almoço”, completou o 1º Secretário da Mesa Diretora.