2ª edição de mutirão promove a castração gratuita de 375 animais em Vera

por Elizeu Teixeira publicado 24/07/2024 10h45, última modificação 24/07/2024 13h15
“Cuidar de animais é cuidar de pessoas, e a nossa cidade merece esse cuidado” (voluntária).
2ª edição de mutirão promove a castração gratuita de 375 animais em Vera

Foto de um dos dias de atendimento

A Associação Protetora dos Animais MieAu realizou entre os dias (13 e 21/07) no Centro Cultural de Vera, o 2º Mutirão de Castração de Cães e Gatos. O trabalho é totalmente gratuito, e assim como no primeiro, também priorizou a população de baixa renda baseando-se nos cadastros do Bolsa Família e em programas do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), além dos animais de rua resgatados pela própria Associação.

O trabalho começou com a divulgação nas redes sociais, carro de som e divulgação pelos Agentes de Saúde que entregaram o panfleto explicativo nas residências passando as informações a respeito da data e orientando que o animal precisaria estar em jejum de 8h. Nos dias de castração mais de 20 voluntários se revezavam, começando as 06h da manhã, sem parada pra almoço e sem hora pra terminar. Os médicos veterinários responsáveis foram o Dr. José Carlos de Oliveira Silva (@vet_viajante) e Maianne Borges da Silva Almeida (@villapet.vera).

A voluntária Carla Mayer explicou que entre os gatos foram castrados 112 fêmeas e 69 machos, já entre os cachorros foram castrados 127 fêmeas e 67 machos, totalizando 375 animais atendidos, sendo que pouco mais de 20 deles são animais sem tutores.

Ela também nos detalhou o processo como foi desenvolvido o trabalho nos dias da castração: o trabalho começava as 06h quando eram abertos os portões, então ao chegarem no local, os tutores e seus pets faziam um cadastro e recebiam senhas. Na sequência um médico veterinário fazia a pesagem e avaliação prévia para então seguir para a cirurgia, posteriormente os animais eram encaminhados para a enfermaria, para recuperação da anestesia até que recebia alta. Em todo esse processo era obrigatória a permanência do tutor no local.

Além disso, todos os animais saíram medicados, com o pós-cirúrgico, e com uma roupinha feita com camisetas velhas recortadas além de orientações para a utilização do cone no pescoço do animal caso a roupinha não fosse suficiente, isso para evitar que ele lamba o local da cirurgia e cause infecção. Todas as orientações foram dadas pelos voluntários no local, e ainda estão sendo repassadas via redes sociais da Associação.

Ela nos disse também, que a ação atendeu a expectativa em termos de adesão do público-alvo que eram as famílias de baixa renda, e no apoio da sociedade que se envolveu no mutirão. "Porém, não (atendeu a expectativa) em números, em vista do baixo valor recebido para esse fim.”, relatou a voluntária, observando que esse número de castrações somente foi possível ante a ajuda do Ministério Público com a destinação de verba para a Associação.

Outro detalhe importante destacado pela voluntária foi a compreensão dos tutores que confiaram os animaizinhos e tiveram a paciência de esperar o atendimento respeitando os voluntários.

Já finalizando a entrevista (por Whats), como um desabafo e sentimento de dever cumprido, ela escreveu destacadamente o agradecimento aos "VOLUNTÁRIOS!" assim mesmo, em caixa e com ponto de exclamação, para ressaltar a importância desse ato voluntário, “não existe, nessa cidade, evento que dure oito dias contínuos de trabalho e organização totalmente realizados por voluntários, pessoas que não ganham qualquer renda em troca. Pessoas que abraçam a causa, sabem da importância do mutirão, deixaram seus trabalhos, famílias, lazer e afazeres para trabalhar pela Associação”, concluiu Carla, esperançova de que no ano que vem (2025) tenham mais apoio financeiro e que a causa seja vista com mais bons olhos, “pois cuidar de animais é cuidar de pessoas, e a nossa cidade merece esse cuidado”.

Associação -  @mieau_associacao

Constituida (oficialmente) em 2021, e após muitas experiências hoje eles trabalham com o objetivo de diminuir o número de animais de rua e mudar a cultura de deixar os animais soltos nas vias. Para isso a Associação trabalha com conscientização – através de palestras em escolas e o mutirão de castração, que visa atingir o maior público de famílias carentes e conseguir resgatar os animais sem tutores.

Em 2022 o vereador Alfredo Krause (in memoriam) um dos primeiros membros da Associação, através de projeto aprovado no plenário da Câmara conseguiu tornar a Associação uma ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA, o que possibilita o recebimento de verba pública de todas as esferas governamentais.

Plenário aprova projeto declarando como de utilidade pública associação protetora de  animais

Através de Emenda Impositiva vereadores repassam recursos para Associação Protetora dos Animais