Acordo assinado pelos assentados do Alto Celeste é entregue na AGU

por adm publicado 09/01/2024 15h25, última modificação 09/01/2024 15h26

24/05/2023 10:55:00 

Na sede da Advocacia Geral da União (AGU), em Brasília/DF, os vereadores Eleandro Moreira e Donizete Panizon juntamente com vereadores de Sorriso/MT e representantes dos moradores dos assentamentos Jonas Pinheiro e Alto Celeste, entregaram na terça-feira (23/05) ao Procurador Regional da União Claudio José da Silva o termo de adesão assinado pelos assentados, aceitando o acordo proposto pela União para a resolução do embargo ambiental que recai sobre os dois assentamentos.

O documento é a forma que o órgão federal encontrou para solucionar o problema do embargo ambiental que hoje é o principal entrave na questão da geração de documentação para os pequenos agricultores do local.

Segundo disseram Eleandro e Donizete, o procurador explicou que de posse do documento com quase 300 assinaturas dos parceleiros, a AGU irá intermediar junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), pedindo o desembargo da área de reserva legal para que possa ser dado andamento no processo de regularização fundiária.

Entenda: Assentados assinam termo de acordo aderindo à proposta da AGU

“São muitas reuniões em todos os órgãos do Estado e até aqui em Brasília, onde por várias vezes era dificultado nosso acesso, mas não desistimos e hoje demos um passo muito importante que é entregar esse documento assinado pelos assentados e agora vamos primeiro aguardar o trabalho da AGU pela derrubada do embargo e assim conseguir colocar os pequenos agricultores nas linhas de crédito para a produção, depois disso seguiremos lutando pela regularização definitiva”, disse Panizon.

 “Eu tô muito contente com esse acordo encontrado pelos representantes da AGU e assinado pelos assentados, pois a gente sabe o quanto é complicada a questão de preservação ambiental, então agora vamos continuar monitorando o trabalho da AGU e aguardar a solução deste primeiro problema, que acho que é o principal. São pessoas humildes, pequenos agricultores que estão ali há mais de 20 anos, está provado que trabalham muito e merecem ter tranquilidade para continuar”, completou o presidente Eleandro Moreira.

Pela Câmara de Sorriso/MT estavam presentes os vereadores Jane Delalibera, Carla Pianesso, Wanderley Paulo, Celso Kozak e Devanil Barbosa, além de presidentes das associações dos assentamentos Jonas Pinheiro e Alto Celeste.