APICULTURA - Município recebe caixas de abelhas para agricultores familiares

por Elizeu Teixeira publicado 02/01/2024 13h51, última modificação 02/01/2024 13h51
07/05/2021

Através do pedido do vice-presidente Eleandro Moreira (PL), junto a Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF), chegaram, na manhã desta sexta-feira (07) 50 caixas com colmeias padrão Langstroth.

Eleandro havia sido cobrado pelo secretário de agricultura Egidio Wolfart e prontamente acionou o secretário de agricultura familiar, Silvano Amaral explicando a demanda e a importância desse material. Silvano como de costume deu seguimento no pedido e hoje concretizou essa entrega firmada, inclusive pelo termo de responsabilidade nº 031/2021, do Governo do Estado.

Segundo o vereador, os objetos serão entregues para os pequenos agricultores da cidade que trabalham ou têm interesse em trabalhar com essa atividade. A destinação será feita pelo secretário de agricultura Egidio Wolfart que inclusive é especialista nesta atividade.

Esse modelo de Apicultura é baseada na utilização de colmeias racionais, ou seja; inventadas pelo homem para domesticar as abelhas, elas imitam os abrigos naturais e oferecem facilidade para que o apicultor possa controlar a população da colônia e seus produtos.

A colmeia racional surgiu porque, com o tempo, os apicultores e estudiosos descobriram que as abelhas adotam um padrão de construção dos favos. Elas constroem células hexagonais de cera, moldadas, lado a lado, em série, sempre com as mesmas medidas. Além disso, mantêm entre esses favos um espaço suficiente para o trânsito e trabalho na colmeia, o chamado espaço-abelha, que mede entre seis e nove milímetros.

O apicultor e estudioso norte-americano Lorenzo Langstroth estudou a fundo essa arquitetura apícola e planejou, então, uma colmeia racional, tendo como base o espaço abelha. A colmeia Langstroth é de expansão vertical, dividida em módulos. É composta pelo fundo, que serve de apoio para toda a estrutura; pela caixa ninho, onde as abelhas se instalam e a rainha faz postura; uma ou mais melgueiras, onde o mel será armazenado; e a tampa, que recobre toda a estrutura. Na base, parte frontal, está o alvado, que é a entrada da colmeia.

Com inf: www.cpt.com.br