Centro de Referência Municipal de Atendimento do Autista é inaugurado em Vera

por Elizeu Teixeira publicado 02/04/2024 14h45, última modificação 02/04/2024 18h28
O local estará atendendo não só os portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas também pessoas com outras neurodivergências.

Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (02/04) o Centro de Referência Municipal de Atendimento do Autista. O local fica na rua Guatemala n° 1.971 e estará atendendo os portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas também pessoas com outras neurodivergências.

Os vereadores Marcelo Perioto, Donizete Panizon e Antônio Pena Fiel estiveram presentes acompanhando o evento que contou com a participação do assessor José Marco representando a Defensoria Pública de Vera. Ele explicou, que este centro de atendimento é fruto de uma demanda que surgiu na Defensoria e a Dra. Luciana (titular à época) buscou junto à administração a implementação deste serviço.

Acompanhando o trabalho das mães, Marcelo disse que tomou conhecimento do assunto através de Renata Veríssimo, que buscou junto a ele e à Câmara Municipal o apoio para a implementação deste serviço na cidade.

“Quero parabenizar você pelas suas lutas, me lembro que quando você me procurou eu disse que o que nós podíamos fazer era dar visibilidade para a causa, e é o que está acontecendo e acho que isso aqui hoje é só o começo do que você vai colher à frente da UFA”, complementou o parlamentar.

Renata Veríssimo, é a líder do grupo UNIÃO DAS FAMÍLIAS ATÍPICAS (UFA), e entre outras coisas fez questão de lembrar que a inclusão não é um benefício, mas sim um direito e uma responsabilidade social do poder público.

“Como mãe de uma criança autista e amiga de outras famílias que também vivenciam isso, a gente sabe tudo o que a gente passa e como é difícil conseguir o tratamento ideal para nossos filhos”, disse Renata, ainda agradecendo os envolvidos nessa conquista, assim como as demais mães e pais que vem trabalhando pelo desenvolvimento desse trabalho.

Pela Prefeitura, a procuradora jurídica, Cláudia Romani, representou o prefeito Moacir Giacomelli agradecendo à Defensoria Pública e afirmou que o desenvolvimento do trabalho será em conjunto entre a Secretaria de Saúde e os pais, mães e responsáveis das pessoas portadoras de neurodivergências. Ainda falou agradecendo à equipe, o secretário de Saúde Geraldo Camilo.

Está sendo preparado o 2º ENCONTRO MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO que irá acontecer no dia 27 de abril às 15h, na Câmara Municipal.