Dia internacional de conscientização e luta contra o Câncer Infantil

por Elizeu Teixeira publicado 08/01/2024 18h43, última modificação 08/01/2024 18h43
15/02/2023 09:09:00

15 de fevereiro é dia em que o mundo concentra atenções para o tema marcado pelo Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil. Criada em 2001 pela Childhood Cancer International (CCI), a campanha global busca apoiar crianças e adolescentes com a doença, além de seus familiares através da conscientização.

Nesta data, a Câmara Municipal também quer chamar a atenção e fazer este alerta sobre a importância de pais e responsáveis observarem as mudanças físicas e comportamentais nos pequenos para que o diagnóstico possa ser precoce e o tratamento iniciado o quanto antes.

Os principais sintomas são:

• Perda de peso inexplicável e contínua;
• Dor nos ossos ou articulações que limitam as brincadeiras e atividades;
• Dores de cabeça acompanhadas de vômito, geralmente na parte da manhã;
• Caroços que não regridem. Costumam aparecer no pescoço, axilas, virilhas e abdômen;
• Aumento de volume na barriga;
• Manchas roxas na pele (hematomas), sem que tenha havido trauma no local;
• Brilho esbranquiçado em um dos olhos quando a retina é exposta à luz, como flashes;
• Cansaço constante e palidez, anemia;
• Febre persistente e com origem e indeterminada ou desconhecida;
• Infecções frequentes e baixa imunidade.

É muito importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos pequenos sinais de alerta.

Se for identificado e tratado de forma adequada, o câncer infantil tem em média 80% de chances de cura.