Documentário - 50 ANOS, VERA OS PIONEIROS relata a fundação de Vera

por Elizeu Teixeira publicado 04/01/2024 14h53, última modificação 04/01/2024 14h53
10/08/2022 10:00:00

Para comemorar os 50 anos de fundação de Vera, a Câmara Municipal produziu um documentário com pioneiros chegados na década de 1970 na cidade. O vereador Paulo Henrique (PDT), desenvolveu o trabalho de pesquisa juntamente com o controlador interno da Câmara, José Luiz Silles e em parceria com o deputado estadual Allan Kardec (PSB), puseram em prática desde a captura das entrevistas até a edição e finalização.

Vera, que fica a cerca de 480km da capital do estado de Mato Grosso, foi a primeira cidade criada na região. Precisamente em 27 de julho de 1972 a colonizadora Sociedade Imobiliária do Norte do Estado do Paraná (Sinop) deu por criada a nossa cidade, que tinha como principal sócio, o senhor Ênio Pepino.
VÍDEO: https://bit.ly/3SGqZQU

O vídeo traz depoimentos de descendêntes de alemãos, portugueses, japoneses, italianos, austríacos, libaneses e outros tantos brasileiros migrantes, vindos em sua maioria, do Sul do Brasil entusiasmados com expectativa de que seria fácil trabalhar nas terras férteis da floresta amazônica, mas com o passar do tempo e a dificuldade de acesso para trazer recursos, a situação foi mudando e a principal atividade passou a ser a extração de madeira até chegar aos dias de hoje (2022) tendo como principal renda a produção agrícola de grãos, em especial Soja e Milho.

É possível ouvir trechos de depoimentos de pessoas como o comerciante Francisco Sumida, o popular (Chico Japonês), que disse que quando chegou trabalhava na oficina da Colonizadora SINOP, mas passou a plantar pimenta, na época segundo ele, plantavam cerca de sete mil pés de pimenta e assim foi o começo até que construiu a casa onde permanece até hoje com seu comércio, uma mercearia, bem no centro da cidade.

A situação de total falta de infraestrutura, recursos muito distantes e ainda assolados por doenças como a Malária, faz com que seja ainda mais valiosa a história de pessoas como o Chico, mas também como dona Georgina Rodrigues, o caminhoneiro Antônio Aparecido (Toninho Guerreiro), a telefonista aposentada Maria Aparecida Souza (Dona Matia do PS), a aposentada Jucelina Maria Ribeiro (Dona Ditinha), Conceição Lemos, Maria José Santana, José de Lima Cavalcante (que posteriormente foi o primeiro prefeito quando da emancipação), José Laurindo (Zé Mecânico), Maria Tereza Zóboli (Professora Tereza), Orlando Zoboli, Silvério Roberto Boeing, Vitor José Friedrich, James King Car (Dr James), Jeanes José Costa (Janes do Posto), Luzia da Costa e Genildo dos Santos.

O início para a maioria dos pioneiros foi às margens do Rio Caiabi pois não havia a BR-163 então a única estrada de acesso era a que hoje se chama MT-140, mas que no início os pioneiros nomearam de estrada do Manuel “Mané Português”, pioneiro já falecido.

Paulo Henrique é filho dos pioneiros Conceição Lemos e Genildo dos Santos, nasceu em 1976 em Vera, ele diz que se sente honrado em fazer parte da história da cidade “Esse documentário é de suma importância para ressaltar os valores das pessoas que foram corajosas para desbravar o município, quando ele não tinha praticamente nada a oferecer”, comentou ainda acrescentantndo agradecimentos ao deputado Allan.

“O deputado mora no coração dos verenses. Ele está sempre pensando na gente. Estamos muito felizes com a realização desse documentário. É uma obra que vai ficar gravada para as pessoas mostrarem a história para os filhos, netos e outras gerações”, concluiu o parlamentar ainda ressaltando o trabalho da equipe coordenada por Júlio Rocha, de Cuiabá/MT.
 

ASSISTA AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=H0sRLB4dEmw

 

Vera foi inaugurada em 27 de julho de 1972, mas elevada à categoria de distrito de Chapada dos Guimarães em 29 de junho de 1.976, pela Lei nº 3.755. Depois, pela Lei nº 4.156 de 17 de dezembro de 1979 tornou-se distrito de Sinop.

LEIA MAIS: https://www.camaravera.mt.gov.br/nossa-cidade