Em Cuiabá vereadores tratam sobre monitoramento e mais segurança para a cidade

por adm publicado 09/01/2024 14h10, última modificação 09/01/2024 14h10
13/04/2023 11:29:00 -- os vereadores Eleandro Moreira, Donizete Panizon, Marcelo Perioto e Celio Roberto estiveram nesta manhã de quinta-feira (13) na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SespMT)

Para conhecer mais sobre o programa “Vigia Mais MT” e tratar da segurança nas escolas devido aos recentes acontecimentos, os vereadores Eleandro Moreira, Donizete Panizon, Marcelo Perioto e Celio Roberto estiveram nesta manhã de quinta-feira (13) na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Eles foram recebidos pelo delegado Dr. Cláudio Álvares coordenador do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP).

Em outra oportunidade o presidente Eleandro, juntamente com representantes de outras cidades, já havia conhecido o programa, mas desta vez ele e os demais vereadores puderam saber mais detalhes e falar exclusivamente sobre o município de Vera e ver pessoalmente algumas das câmeras que serão utilizadas.

O programa trata da implantação de 15 mil câmeras de monitoramento em todo o Estado.

Para ter acesso aos equipamentos a prefeitura terá que montar o procedimento que a Secretaria estadual exige e assim e fazer o pedido além de cuidar da manutenção dos equipamentos. A previsão é de que a cidade receba 34 câmeras e também podem ser inseridas imagens de câmeras já existentes no município sejam elas públicas ou privadas.

LEIA TAMBÉM: Presidente da Câmara e prefeito conhecem programa de monitoramento VIGIA MAIS MT

SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Haja visto a quantidade de ataques que vêm ocorrendo em escolas no país, os vereadores também preocupados com esta situação, e visando garantir que tranquilidade nas escolas de Vera, trataram da questão para saber de que forma a Secretaria de Segurança está tratando e criando novas formas de monitorar as escolas.

O delegado explicou que a secretaria está tomando algumas atitudes e foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado um Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas. Uma das medidas destacadas é a disponibilização do aplicativo BOTÃO DO PÂNICO disponibilizado para professores e diretores das escolas. Quando acionado, o aplicativo envia um sinal para o CIOSP que de imediato desloca a viatura policial mais próxima.

“Num segundo momento a intenção é interligar o aplicativo com as câmeras de monitoramento, para que ao ser acionado o BOTÃO DO PÂNICO a gente aqui do CIOSP possa além de encaminhar a viatura também abrir as câmeras da escola”, explicou Dr. Cláudio.