Governo reconhece situação de emergência em Vera e outros 3 municípios de MT afetados pelas chuvas

por Elizeu Teixeira publicado 30/12/2023 17h18, última modificação 30/12/2023 17h18

O Ministério do Desenvolvimento Regional informou que, com o reconhecimento, as cidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e outros.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em quatro municípios de Mato Grosso. São eles: Vera, Feliz Natal, Porto Alegre do Norte e São José do Xingu.

Esses municípios tiveram prejuízos causados pelas chuvas no início do ano.

O Ministério do Desenvolvimento Regional informou que, com o reconhecimento, as cidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas públicas danificadas.

Segundo a Prefeitura de Vera, por lá a projeção é que 2,3 mil pessoas tenham sido atingidas pelos efeitos das chuvas e os prejuízos para o poder público são de aproximadamente R$ 800 mil, enquanto prejuízos privados estão estimados em mais de R$ 240 milhões.

Já a Prefeitura de Feliz Natal decretou situação de emergência no dia 8 de março, e ponderou que as chuvas vêm assolando o município desde o mês de janeiro de 2021, com volume de chuvas de aproximadamente 870 milímetros somente nos meses de janeiro e início de março, comprometendo a tráfego, principalmente nas estradas vicinais.

Por:
Por Yasmim Oliveira, Centro América FM