INDICAÇÃO - Retorno dos agendamentos das consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde

por Elizeu Teixeira publicado 11/06/2024 16h00, última modificação 11/06/2024 18h22

Considerando que os pacientes chegam antes do dia amanhecer para conseguir atendimento médico, o verador Paulo Henrique indicou na 14ª Sessão ocorrida na segunda-feira (03/06), que sejam retornados agendamentos das consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A indicação foi aprovada pelos demais parlamentares.

Segundo Paulo, hoje em dia, existem mecanismos que facilitam o agendamento, tais como telefone, WhatsApp, utilização de aplicativo ou criação de espaço no site da Secretária da Saúde, além disso, "existe o Conecte SUS Cidadão que é aplicativo oficial do Ministério da Saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ele permite visualizar o seu histórico de saúde, encontrar postos, hospitais e farmácias, marcar consultas, acompanhar agendamentos", destacou o parlamentar.

Ele entende que a implementação de um sistema de controle, gestão e marcação de consultas e exames pela internet, irá agilizar e facilitar o acesso ao serviço público, bem como, dará mais transparência à administração pública e eficiência nos serviços de Saúde.

A indicação aprovada segue para o conhecimento do Prefeito Municipal.

**O QUE É UMA INDICAÇÃO?

As indicações são criadas por um vereador ou por um grupo de vereadores e em geral são necessidades da comunidade que procura o vereador para pedir mudanças e melhorias nos setores da administração municipal, como obras e urbanismo, meio ambiente, saúde, educação, esporte e lazer etc.
O parlamentar registra a indicação na Secretaria Parlamentar e posteriormente ela vai para o plenário, onde em sessão é defendida e votada. Quando aprovada é encaminhada para o Poder Executivo.