Indicação visa preparar equipe para enfrentamento de incêndios rurais

por Elizeu Teixeira publicado 07/01/2024 09h10, última modificação 07/01/2024 19h17
13/09/2022 08:57:00

Recentemente um caminhão do município de Vera/MT foi totalmente destruído pelo fogo ao tentar realizar a contenção de um incêndio que ocorria em uma propriedade rural há cerca de 15km do centro de Vera. Além disso, produtores perderam patrimônio em virtude de incêndios que são recorrentes na época de estiagem e ventos fortes.

Esse é um dos motivos que o vereador Vitor Friedrich (PSDB) indicou na segunda-feira (12.09) em Sessão Ordinária, ao Poder Executivo, a realização de um termo de cooperação com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).

O parlamentar explica que é preciso que se tenha uma equipe treinada para o enfrentamento dessas ocorrências, evitando assim o risco de acidentes e perca de patrimônio público ou até mesmo dos produtores que muitas vezes colocam seus maquinários para apagar as chamas e acaba acontecendo de incendiá-los.

Ainda acrescenta que as ações de combate aos incêndios no início, por equipes capacitadas, tanto na ação, como na coordenação, fazem toda a diferença, não restando dúvidas que as queimadas prejudicam o meio ambiente, a fauna, os produtores e a sociedade em geral especialmente a saúde de idosos e crianças por serem mais propensos a sofrer complicações decorrentes da fumaça.

A indicação foi aprovada e segue para a Prefeitura para apreciação do prefeito.