Indicações- Instalar placas de estacionamento de ônibus escolares e redutores de velocidade

por Elizeu Teixeira publicado 10/01/2024 11h35, última modificação 10/01/2024 11h38

10/10/2023 09:56:00

O 1º Secretário Marcelo Perioto fez duas indicações na noite de ontem (09/10) em Sessão Ordinária. na primeira indicação (051) ele solicita que o Executivo instale placas indicativas de estacionamento exclusivo de ônibus escolares em dias e horários determinados, em frente às unidades de ensino do município de Vera, pois segundo ele, há muita dificuldade para os condutores de transporte escolar encontrar vagas para realizar o embarque e desembarque de alunos, já que os motoristas dos veículos de passeio não respeitam as áreas de estacionamento demarcadas em frente às escolas.

“O embarque e desembarque de alunos é algo tão importante que o respeito à parada de veículos escolares em frente às escolas deveria ser automático por parte da população em geral”, pontua o parlamentar ainda acrescentando que muitas vezes, os ônibus acabam estacionando em fila dupla porque a via está interrompida com veículos em frente às escolas.

E ainda finaliza lembrando que a responsabilidade pela demarcação e fiscalização das vagas de estacionamento é do município, solicitamos a implantação de placas de regulamentação com o sinal “Estacionamento Regulamentado” R-6b e informação complementar “Na Linha Branca”, “Veículo Escolar”, dia(s) da semana e horário(s).

INDICAÇÃO 052

Já na segunda indicação o parlamentar cobra a necessidade de instalar redutores de velocidade na Rua Paraguai, esquina com a rua Guatemala, no bairro Sol Nascente do Município de Vera/MT.

Ele lembrou com pesar do grave acidente seguido de óbito, ocorrido no local há poucos dias e que nesta esquina também existe a escola Aloizio Jacob Weber, que tem um grande número de alunos/crianças que circulam por ali.

Os redutores de velocidade, tais como, o quebra-molas são uma ação importante, com a devida sinalização visível o condutor de veículos presta mais atenção e, assim, minimizará o eminente risco de acidente” reitera o vereador.

E finaliza destacando o interesse público em gerar segurança aos motoristas e pedestres, obedecendo ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que disciplina o Código Brasileiro de Trânsito.

As indicações aprovadas seguem para o conhecimento do Prefeito municipal.