Lixo transformado em empregos, impostos e economia para o município

por Elizeu Teixeira publicado 02/01/2024 14h35, última modificação 02/01/2024 14h32
07 06 21

Nesta manhã de segunda-feira (07/06) os vereadores Donizete Panizon, Alfredo Krause, Marcelo Perioto, Eleandro Moreira e Paulo Henrique estiveram na empresa de reciclagem BIOPLAST, a convite do proprietário Sr. Benivaldo Boeing que sugeriu aos parlamentares a implantação de uma forma para separar o material reciclável durante a coleta de lixo seja separando pelos próprios garis ou mesmo uma forma de incentivo para os moradores.

Uma das situações expostas pelo empresário, é que o município acaba desperdiçando matéria prima que poderia ser reciclada pois não há uma forma de separar o lixo descartado pelas residências e empresas. Ele destacou que a Bioplast por exemplo, poderia empregar pelo menos mais três ou quatro pessoas para trabalhar o lixo que é desperdiçado indo para o aterro sanitário em Primaverinha, distrito de Sorriso/MT. Além do que também diminuiria o valor pago para a empresa daquela cidade já que o volume transportado seria menor.

Boeing mostrou as instalações de sua empresa que tem 12 anos de existência e explicou todo trabalho desenvolvido com o material que coleta da cidade e também acaba comprando de outros municípios para manter sua demanda, já que hoje emprega 10 pessoas diretamente.

Ele disse que conhece municípios onde há a separação dos materiais no momento da coleta e também com a colaboração dos moradores que já separam seus resíduos em frente às suas casas.

O presidente e os demais parlamentares deixaram claro a importância dessa demanda solicitada por Benivaldo e vão procurar o poder executivo buscando uma forma de implantar um sistema de separação desses materiais.

Eles também elogiaram a persistência de Boeing com a empresa e sua vontade de trazer novas ideias para gerar.