Município inicia vacinação contra o Covid-19 para pessoas de 55 anos acima

por Elizeu Teixeira publicado 02/01/2024 14h53, última modificação 02/01/2024 14h53
15 06 21

Este público deve comparecer às Unidades Básicas de Saúde das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Em comunicado divulgado na manhã de hoje (15/06) a Prefeitura Municipal de Vera destaca que iniciou hoje a vacinação de pessoas de 55 anos acima. Este novo público alvo pode comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS) Sol Nascente e Vida Nova das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, para tomar a vacina contra o Covid-19. 

A Secretaria de Saúde ainda lembra que no próximo sábado dia 19 será realizado um dia D de vacinação contra o Coronavírus nas duas Unidades Básicas de Saúde, para os seguintes públicos alvo: pessoas de 55 anos acima, professores, pessoas com comorbidades. As gestantes e puérperas que são aquelas mamães que estão com 45 dias após o parto, só irão tomar a vacina se tiverem pedido médico. O horário do dia D será das 08h às 16h30.

A Secretaria de Saúde e Saneamento ressalta que a procura pela vacina pelos professores e pelas pessoas com comorbidades, tem sido muito pequena, e solicita que estes públicos procurem as unidades de saúde e justamente devido a procura ter sido muito pequena será realizado o dia D no sábado para estes públicos para ver se a procura aumenta e a meta pode ser batida.

As comorbidades são: Indivíduos Transplantados de Órgãos sólidos, Anemia falciforme, Arritmias cardíacas, Cardiopatias hipertensivas, Cardiopatias congênita no adulto, Cor-pulmonale, Doença cerebrovascular, Diabetes mellitus, Dispositivos cardíacos implantados, Doença renal crônica, Doenças reumáticas, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos, Fístulas arteriovenosas, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial, Hipertensão pulmonar, Imunossuprimidos, Insuficiência cardíaca (IC), Miocardiopatias e Pericardiopatias, Obesidade mórbida, Pneumopatias crônicas graves, Próteses valvares, Síndrome de down, Síndromes coronarianas e Valvopatias.

Vale lembrar, que as vacinas estão disponíveis para estes públicos alvos, nas duas Unidades Básicas de Saúde. Para tomar a vacina as pessoas precisam estar munidas de documento de identificação, carteirinha do SUS, de vacinação e para pessoas com comorbidades do laudo médico de comprovação da comorbidade. Todos que forem se vacinar precisam usar a máscara de proteção facial.

FONTE: https://bit.ly/2U3dII1