Parlamentares e prefeito se reúnem com governador para debater sobre agroindústria que irá se instalar em Vera

por Elizeu Teixeira publicado 02/01/2024 14h03, última modificação 02/01/2024 14h03
21 05 21

Com agendas distintas na capital do Estado, os vereadores Donizete Panizon (DEM), Eleandro Moreira (PL), Paulo Henrique (PDT) e Marcelo Perioto (Pode), tiveram a oportunidade e fizeram questão de participar na quinta-feira (20/05) de uma reunião em companhia do prefeito Moacir Giacomelli, com o Governador Mauro Mendes, Dep. Dilmar Dal Bosco e com João Marcelo Dumoncel um dos proprietários da empresa 3Tentos Agroindustrial.

A empresa irá instalar uma unidade industrial para extração de óleo e farelo de soja e para produção de biodiesel a partir de óleos vegetais e gorduras animais e uma unidade para distribuição de insumos, defensivos, fertilizantes e sementes na área de terras que fica nas margens do entroncamento da MT-225 com a Br-163. E tem estimativa de cerca de 300 empregos diretos e 1 mil indiretos

Entenda:

No dia 08 de março de 2021 os vereadores aprovaram o projeto 018/2021 em que o Executivo pedia autorização para alienar, mediante venda com encargos a área de 88,6484 hectares que fica às margens da Rodovia MT 225, entroncamento com a BR 163, procedimento este, feito por processo licitatório na modalidade de Concorrência Pública.

Os parlamentares entenderam como justas as condições descritas no projeto, que posteriormente também fizeram parte do edital de licitação. Entre elas, as obrigações da empresa vencedora e o seu comprometimento com o município de Vera.

Segundo o artigo 3º, a empresa deverá apresentar ao Município de Vera o projeto do empreendimento no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da assinatura do Contrato de Compra e Venda do imóvel quando também poderá ser feita a Escritura Pública de compra e venda do imóvel.

Além disso, também:

- Constituir ou transferir a pessoa jurídica a ser implantada no imóvel para o município de Vera-MT em no máximo 180 dias da data da assinatura do Contrato de Compra e Venda do imóvel.

- Iniciar as obras no prazo de 12 meses, contados da data da assinatura da Escritura pública de compra e venda do imóvel, já incluído nesse prazo a aprovação dos órgãos competentes como SEMA, IBAMA, CREA, Corpo de Bombeiros, Prefeitura, concessionária de energia e demais licenças que o empreendimento exigir.

- Iniciar a operação das atividades no prazo máximo de 24 meses, contados da data da assinatura da Escritura pública de compra e venda do imóvel.

- Gerar, no mínimo, 300 empregos diretos quando estiver em total condição de operação ou no prazo de 36 meses contados da assinatura da Escritura Pública de Compra e Venda.

- Responsabilizar-se e assumir eventuais danos causados a terceiros, ao meio ambiente ou ao município de Vera em decorrência de sua ação ou omissão.

- Assumir a responsabilidade pelos ônus administrativos e tributários conforme a legislação especifica, assim como, os encargos financeiros pela execução das obras de implantação e pela infraestrutura necessária para o seu pleno e seguro funcionamento, executando também obras que promovam e zelem pela segurança dos usuários da Rodovia MT-225.

- Assumir o compromisso de gerar faturamento industrial anual, a partir de sua operação total maior do que R$ 2 bilhões.

Caso a empresa não cumpra com as condições descritas ocorrerá a reversão/devolução do imóvel ao Município de Vera, com direito da adquirente a retirada das benfeitorias construídas no imóvel, mediante a restituição do valor pago pelo imóvel, porém, sem correção. Para isso também terá de haver um procedimento administrativo formado por uma comissão e garantindo o direito de ampla defesa caso solicitado.

Mais sobre a empresa 3 tentos: www.3tentos.com.br

Maior cadeia gaúcha de distribuição de insumos agrícolas, a 3Tentos, com sede em Santa Bárbara do Sul teve um faturamento de mais de R$ 3 bilhões no ano passado (2020).

Ela foi fundada em 1995 por João Osório Dumoncel e seus filhos Luiz Osório e João Marcelo e batizada com esse nome em homenagem às tradicionais tiras gaúchas de couro usadas para laçar touros e cavalos bravos.

A família já produz grãos no norte de Mato Grosso nas fazendas Dumoncel e há cerca de oito anos abriu uma loja no município de Sinop.

Em entrevista ao site Valor Econômico, publicada no dia 05/05 e republicada pelo site Biodieselbr o CEO Luiz Osório confirmou que a 3Tentos adquiriu o terreno em Vera, para construir uma unidade de negócios para atender à região, e a construção de uma fábrica em Mato Grosso está na agenda.

Ele ainda disse que nos próximos cinco anos, a expansão da companhia ficará concentrada nos dois Estados. “Vamos ‘fechar’ o Rio Grande do Sul, já que ainda temos um terço do Estado a explorar, e iniciar efetivamente os negócios em Mato Grosso, com foco em soja e milho”, disse ao jornalista Fernando Lopes.