Parlamentares ouvem Defensora Pública sobre necessidade de atendimento local aos portadores de Autismo

por Elizeu Teixeira publicado 10/01/2024 13h29, última modificação 10/01/2024 13h29

06/12/2023 16:27:00

Em reunião nesta quarta-feira (06) na Defensoria Pública em Vera, os vereadores Marcelo Perioto e Eduardo Rocha trataram com a defensora Luciana Decesaro do tema Transtorno do Espectro Autista (TEA) uma vez que é evidente o aumento de diagnósticos em Vera.

Os vereadores relataram que Dra. Luciana explanou sobre a necessidade de terapias diversas direcionadas a estas pessoas. Ela destacou sobre a necessidade de atenção a estes casos já que não se trata de um fato passageiro, mas sim de uma condição em que precisamos aprender a conviver. Ela ainda explicou sobre a importância das pessoas serem tratadas em Vera pelas questões de comodidade e economia para as famílias e até para o setor público.

A defensora ainda lhes afirmou que já há um compromisso de ser instalado um ambulatório pela secretaria de Saúde e o que ela precisa é do apoio dos parlamentares ao projeto seja cobrando da administração ou aprovando projetos de lei que se relacionem ao ambulatório.

Marcelo e Eduardo relataram à titular, sobre a questão das emendas impositivas do orçamento de 2024 para a Saúde, foram destinadas para a APAE, mas que são totalmente favoráveis no que se refere à melhoria da condição de vida das pessoas com TEA.

Ela ainda solicitou a divulgação por parte dos parlamentares e também da Câmara como Instituição, para que divulguem aos pais de autistas para que eles vão até a defensoria para realizar o cadastramento que servirá para saber a quantidade de portadores de Autismo e assim ter um parâmetro melhor para as ações acerca do assunto.