Presidente e vice participam de reunião sobre regularização do Assentamento Jonas Pinheiro

por Elizeu Teixeira publicado 24/03/2021 00h00, última modificação 29/12/2023 11h57

Em Sorriso/MT na tarde desta quinta-feira (18), com a presença de vereadores e vice-prefeito daquela cidade, os parlamentares Donizete Panizon (DEM) e Eleandro Moreira “Tiririca” (PL) debateram por videoconferência com o deputado federal Neri Geller e representantes do INCRA, IBAMA e SEMA, a necessidade de regularizar o passivo ambiental nos Assentamento Jonas Pinheiro Sorriso e Vera e Cedro Rosa em Nova Ubiratã/MT.

Esse processo de substituição da área de preservação é necessário para que a localidade tenha suas terras desembargadas e assim possa dar segmento no processo de documentação e adequação para a titulação dos lotes.

Segundo Wanderley Paulo, vereador em Sorriso, já existe uma área de cerca de 40 mil hectares destinada para esse fim, mas também há problemas de sincronismo entre sistemas Federais e Estaduais como o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sincar), que precisam convergir em uma única direção para que o processo todo tenha celeridade.

Tiririca afirmou que foi uma reunião muito proveitosa, “é de extrema importância esta reunião e acho que quem tem muito a ganhar são os pequenos produtores que estão lá querendo produzir o alimento que todo dia vai para a mesa do povo brasileiro”.

O presidente do Legislativo Verense disse que acredita que os resultados começarão a aparecer.
“Hoje a reunião é muito importante, mas temos que chegar com resultado e estamos acreditando que essa, juntamente com o dep. Neri Geller terá êxito, pois hoje em plena pandemia precisamos mais do que nunca dessa produção da agricultura familiar”, complementou Panizon ainda repassando o recado e o compromisso do prefeito Moacir Giacomelli e de toda Câmara Municipal de Vera com a causa.

Também participaram Gerson Bicego e Márcio Luíz Kuhn, vice-prefeito e secretário de agricultura de Sorriso consecutivamente, além de Odimar Gehlen ex-vereador e a vereadora Jane Delalibera de Sorriso.

Ficou definido um grupo permanente de trabalho para dar sequencia nas cobranças aos órgãos competentes e em breve será marcda outra reunião.