Reunião define empresa que fará georreferenciamento de lotes de Assentamento

por Elizeu Teixeira publicado 07/01/2024 08h55, última modificação 07/01/2024 09h17
01/09/2022 10:02:00

A convite de moradores na terça-feira (30.08) o presidente Donizete Panizon e o vereador Alfredo Krause estiveram novamente no Assentamento Califórnia onde acompanharam a 2ª reunião que teve como objetivo repassar detalhes sobre o trabalho de georreferenciamento (Geo), para que seja requerido junto ao programa Titula Brasil os títulos definitivos dos lotes.

Conforme já havíamos noticiado na semana passada, a Prefeitura de Vera resolveu pedir a adesão do assentamento ao programa federal, então será feita uma parceria de trabalho entre o município e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O primeiro passo é fazer o (Geo) do perímetro e dos lotes individualmente.

1ª reunião aqui: Produtores do Assentamento Califórnia dão passo importante para titulação de seus lotes

O engenheiro ambiental Luciano Berti explicou sobre como será feito o trabalho e respondeu diversas dúvidas dos proprietários. Ele também relatou que após fazer a análise da área chegou ao valor de R$ 4.5 mil para cada lote e que pode ser parcelado em até três vezes.

O vereador Donizete usou a experiencia de ser morador do Assentamento Jonas Pinheiro e já ter feito o Geo de sua propriedade, para incentivar as pessoas ali presentes a fazer o documento de suas áreas e se entenderem da melhor forma possível para que todos façam.

Representando a Prefeitura a advogada Cláudia Romani e o secretário de Agricultura Egídio Wolfart também deram suas opiniões, e ressaltaram a importância de se aproveitar esta oportunidade.

E por fim os moradores definiram que vão contratar a empresa L. Berti para fazer o georreferenciamento. O contrato será feito via uma Cooperativa dos moradores daquele local.

Tudo foi relatado em ATA e as assinaturas dos presentes foram anexadas ao documento.

A sequencia dos trabalhos passa agora pela regularização de alguns documentos da Cooperativa que após isso formalizará o contrato com a empresa de engenharia e encaminha à Prefeitura para que repasse ao (INCRA), pedindo a autorização para a empresa começar os trabalhos que, segundo o enenheiro, devem durar cerca de 12 meses.