Vereadores a pedido de professores participam de reunião sobre jornada de trabalho

por Elizeu Teixeira publicado 10/01/2024 10h30, última modificação 10/01/2024 10h30

31/08/2023 11:46:00 Os vereadores Marcelo, Donizete e Paulo foram convidados por professores da rede municipal de educação para uma reunião onde foi tratado sobre a alteração na jornada semanal de trabalho que já está regulamentada a nível federal e aplicada na maioria dos municípios vizinhos de Vera.

Segundo eles, esta alteração é comprovadamente eficaz, pois atualmente estão sobrecarregados já que além de lecionar durante o dia e ter metas a cumprir, ainda precisam fazer cursos indispensáveis, durante a noite.

Entendendo a reivindicação, e favoráveis -até porque é de escolha dos próprios profissionais- os vereadores concluíram que essa opção de alteração será realmente benéfica para a comunidade escolar, pois melhorando a condição de trabalho dos professores a qualidade do ensino será melhorada.

Desta forma, eles se comprometeram a buscar mais informações a respeito da aplicação da nova norma nos municípios vizinhos, entender o trâmite legal e repassar aos demais vereadores a demanda, para que, se for necessário, possam adicionar argumentos para o convencimento do Poder Executivo em aplicar as alterações no município.

O presidente do sindicato dos servidores públicos, Eder Donatti afirmou que já teve uma conversa com a secretária de educação, Cecilia Gabriela e ela disse que iria dar andamento no assunto junto com a administração.

Ele também acrescentou que já estará buscando uma forma de realizar um estudo para ser apresentado ao Executivo.

*Exemplo de aplicação:
No município de Feliz Natal (50km) o Poder Executivo encaminhou ao Legislativo um Projeto de Lei Complementar com esta finalidade e foi aprovado pelos parlamentares ainda no fim do ano de 2022.