Vereadores aprovam convênio com Sorriso/MT para abate de frangos caipiras
Foi aprovado na 7ª Sessão Ordinária ocorrida na segunda-feira (24/03) o projeto que autoriza o Executivo a realizar termo de convênio com a cidade de Sorriso, onde o objetivo é possibilitar a utilização do abatedouro municipal daquela cidade para o abate da produção de Vera. A aprovação dos vereadores permitirá a implementação do Programa Municipal de Incentivo à Criação de Frango Caipira pela Agricultura Familiar.
Ao se cadastrarem no programa os produtores terão direito a pagar somente a metado dos custos, que será de R$ 12 por unidade, podendo sofrer reajuste de até 25% de acordo com a necessidade e justificativa do estabelecimento, a outra metade será paga pelo Executivo, que além disso também será responsável pelo transporte, inspeção da produção e assistência técnica aos agricultores familiares.
Já o abatedouro será responsável pela recolha, inspeção, abate, congelamento, rotulagem e embalagem dos frangos caipiras, serviço este que está dentro dos padrões exigidos pelo (SUSAF) Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar.
Na proposta consta que a Secretaria Municipal de Agricultura, já tem pelo menos 12 produtores do Assentamento Alto Celeste com interesse em participar do programa, e alguns deles já possuem produção em andamento.
Cada produtor cadastrado no programa poderá abater até 1.000 frangos por ciclo de produção, respeitando a capacidade operacional do abatedouro em Sorriso.
O abatedouro municipal de Sorriso foi inaugurado em Maio de 2020. Ele fica às márgens da BR 163.