Vereadores aprovam dois títulos de Cidadão Honorário

por adm publicado 09/01/2024 13h44, última modificação 09/01/2024 13h44
14/03/2023 09:59:00

Foram aprovados em Sessão Ordinária ocorrida ontem (13/03) os projetos de decreto 01 e 02/2023. As proposituras concedem títulos de cidadão honorário ao delegado Dr. Cláudio Álvares e ao deputado Silvano Amaral.

Inicialmente o vereador Marcelo Perioto defendeu a entrega da honraria ao delegado que foi muito atuante enquanto comandou a delegacia de Vera e hoje é coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) na Secretaria de Segurança Pública de MT (SESP/MT).

Já o segundo título aprovado é de autoria do presidente Eleandro Moreira, concedendo a honraria ao deputado estadual Silvano Ferreira do Amaral. O vereador justificou explicando um pouco da história de Silvano desde sua chegada na política e como se aproximou da comunidade verense trazendo muitos recursos e intermediando através de seu conhecimento técnico outras conquistas fora das pastas às quais tinha acesso direto. VÍDEO

A data de entrega dos títulos será programada pela mesa diretora juntamente com a secretaria parlamentar.

Veja abaixo as biografias dos homenageados.

 

Nome: CLÁUDIO ÁLVARES SANT'ANA
Data Nascimento: 04 de agosto de 1984
Naturalidade: Divinópolis / MG
Profissão: Delegado de Polícia 

HISTÓRICO:

Cláudio Álvares Sant'Ana é mineiro de Divinópolis, estado de Minas Gerais, nascido no dia 04 de agosto de 1984. Formou-se em Direito no ano de 2007, na Faculdade Pitágoras.

Iniciou a carreira como Delegado de Polícia de Mato Grosso, em 17 de julho de 2012, tendo como primeira lotação, as cidades de Vera e Feliz Natal, onde permaneceu até meados de 2014.

Na cidade de Vera foi titular da Delegacia de Polícia Judiciária Civil, sendo responsável pela reforma e ampliação do prédio da delegacia local.

Coordenou diversas operações policiais no Município de Vera tendo no período, a cidade permanecido por seis meses sem nenhuma ocorrência de crime grave ou contra o patrimônio.

Doutor Cláudio foi responsável, na época, pelo combate ao fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de idade nos estabelecimentos comerciais da cidade de Vera, e atuante no combate ao tráfico de drogas na região.

Atuou de maneira incisiva para a integração dos órgãos de Segurança Pública, Judiciário e Ministério Público local. Durante sua passagem pelo Município de Vera, sempre procurou estar próximo à sociedade local, escutando os anseios da população no que toca a segurança pública.

Por onde passa fala com entusiasmo e saudosismo da cidade de Vera, que considera sua terra natal no Estado de Mato Grosso.

Atualmente o delegado Cláudio Álvares atua como coordenador do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

 

Nome: SILVANO FERREIRA DO AMARAL
Data Nascimento: 23 de agosto de 1968
Naturalidade: Euclides da Cunha Paulista / SP
Profissão: Empresário 

HISTÓRICO

Silvano Ferreira do Amaral nasceu na cidade de Euclides da Cunha Paulista/SP, no dia 23 de agosto de 1968. Empresário, casado, pai de quatro filhos, Silvano saiu de São Paulo em 1978, ano em que a família decidiu se instalar em Sinop. O caminho que o conduziu ao cargo foi trilhado naturalmente pelo trabalho prestado às Prefeituras e Secretarias Municipais de Mato Grosso.

Silvano Amaral assessorou os ex-prefeitos de Sinop, Adenir Barbosa, Antônio Contini e Juarez Costa. Deste último, ele assumiu os cargos de Secretário de Finanças e de Governo, acumulando experiência com a administração pública e ganhando proximidade com a população.

Como gestor público, ajudou Sinop a captar cerca de R$ 1,5 bilhão para construção de casas populares, creches, escolas, asfalto e ainda o faz, agora, na condição de Deputado Estadual.

Sempre ofereceu assessoria técnica para viabilizar soluções para problemas sociais. Em 2014, Silvano Amaral disputou as eleições, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), para Deputado Estadual e venceu o pleito, obtendo 15.310 votos válidos, sem nunca ter planejado ou sonhado chegar à vaga por uma decisão pessoal.

Como deputado estadual, Silvano trabalha na busca de soluções para o que considera os gargalos de Mato Grosso: saúde, segurança pública, infraestrutura de rodovias, educação, agricultura familiar e regularização fundiária.

Silvano é membro titular da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CEFAEO), membro também das comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto; Saúde Previdência e Assistência Social; Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária e Indústria, Comércio e Turismo. Além disso, por 1 ano e 3 meses, o parlamentar assumiu a função de sub-relator de Contratos e Licitações da Comissão Parlamentar de Inquéritos (CPI) das Obras da Copa, encerrando os trabalhos em outubro de 2016, sugerindo o indiciamento de sete políticos, 96 agentes públicos, 16 empresas privadas.

À frente da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), desde fevereiro de 2019, Silvano Amaral tem liderado uma verdadeira revolução para o fortalecimento do setor em Mato Grosso. Em apenas sete meses, destravou o processo para a revisão e aprovação da lei que regulamentou o SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte), um grande feito que contou com o apoio Assembleia Legislativa e órgãos do Governo do Estado para a publicação da lei que já aguardava há mais de 12 anos pela sanção. A garantia da inserção de novos produtos na Lei do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), assegurando a redução das alíquotas de ICMS para itens da Agricultura Familiar, entre outras ações de resultado imediato.

Silvano também é responsável pela condução do ‘Programa Mato Grosso - Produtivo’, que reúne mais de R$ 350 milhões em programas e ações de incentivo aos agricultores, e que promete dar um novo fôlego à Agricultura Familiar no Estado.

Municipalista, Silvano cumpriu o cargo de Deputado Estadual em Mato Grosso entre os anos de 2014 e 2018. A experiência política e a forte relação com a Agricultura Familiar garantiram a Silvano a credibilidade necessária para a mobilização da bancada federal entorno daquele que será o maior pacote de investimentos já alocado por parlamentares mato-grossenses.