Vereadores de Vera e Sorriso se reúnem com superintendente do INCRA em Cuiabá

por Elizeu Teixeira publicado 04/01/2024 14h18, última modificação 04/01/2024 14h18
03/06/2022 11:59:00

Em Cuiabá/MT nos dias 01 e 02/06, o vereador Paulo Henrique e a vereadora de Sorriso/MT Jane Delalibera, estiveram tratando dos procedimentos que necessitam ser realizados para a regularização fundiária do Assentamento Jonas Pinheiro “Poranga”. Os parlamentares estiveram no INCRA, IBAMA e na Assembleia Legislativa.

No dia 1º as 16h com a intermediação do Dep. Silvano Amaral, os parlamentares se reuniram com a sra. Marina Reis Souza, superintendente interina do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), onde trataram sobre a Portaria Federal 292, que foi retificada adiando assim o prazo para a vinda dos técnicos do INCRA que irão fazer o georreferenciamento do perímetro do da área desapropriada para que possa ser materializada a área do assentamento junto ao órgão.

Além disso, solicitaram a intervenção da Superintendente na questão do processo do embargo ambiental que também está atrelado à área que já está ocupada por pequenos produtores há mais de 20 anos. Marina garantiu que irá se manifestar no processo de embargo.

Já na quinta-feira (02/06) os parlamentares foram ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a intenção era se encontrar com o Sr. Gibson Almeida, superintendente do órgão para sensibilizá-lo de agendar uma conciliação para resolver a questão do embargo ambiental que recai sobre a área ocupada. Mas infelizmente Gibson estava em Brasília/DF, e só foi possível a comunicação via deputado Nininho, quando já na Assembleia Legislativa os vereadores o solicitaram a intervenção.

Entenda: Reunião define cronograma de viagem para tratar da regularização do Assentamento Poranga