Vereadores destinam Emenda Impositiva para equipar laboratório e ambulância tornando-a uma UTI Móvel

por Elizeu Teixeira publicado 08/01/2024 11h45, última modificação 08/01/2024 11h45
28/09/2022 11:10:00

Será investido na compra de equipamentos e modernização do laboratório e da Ambulância o valor de até R$ 520 mil, segundo o projeto aprovado na última Sessão Ordinária (26/09). Esse montante refere-se a 1.2% da receita corrente líquida do município no anto anterior

O vereador Eduardo Rocha explicou que inicialmente os parlamentares tinham combinado em utilizar esse valor para construção de uma piscina aquecida no centro de fisioterapia, além de ampliação e cobertura. Porém segundo ele, não há espaço suficiente no local para que a obra seja feita nos padrões exigidos. Desta forma alteraram o destino da verba, passando assim para o Laboratório Municipal e para a Ambulância.

A intenção segundo Rocha, é que com novos equipamentos a fila de espera diminua e também que grande parte de exames que hoje são encaminhados para serem feitos fora da cidade, sejam feitos aqui mesmo. Além de garantir um veículo com equipamentos de UTI para o transporte de pacientes.

A emenda impositiva é um direito do vereador, tendo ele que fazer constar na Lei Orçamentária quando ela é discutida nas audiências públicas.

Uma vez colocada na legislação, o Poder Executivo não pode alterá-la e é obrigado a executar a despesa onde os vereadores acharem melhor. Contudo, metade do valor deve ser para ações na área da Saúde.