Vereadores pedem construção de abrigo para animais abandonados

por Elizeu Teixeira publicado 02/01/2024 13h33, última modificação 02/01/2024 13h33

04/05/2021

Paulo Henrique (PDT) e Alfredo Krause (PODE) indicaram ontem (03.05) a necessidade de que o município disponibilize um terreno do distrito Industrial para a instalação de um abrigo para animais abandonados.

Eles justificaram considerando que o município necessita de um local para abrigar animais em situação de abandono ou de maus tratos, a fim de monitorar a população de cães e gatos e controlar a proliferação de doenças como por exemplo leishmaniose e raiva, pois o número de animais abandonados deve ter a atenção do município por ser uma questão de saúde pública.

A mesma ação/projeto também prevê realizar o recolhimento de animais soltos nas vias; castração; aplicação de vacina antirrábica nos animais recolhidos; cadastramento desses animais; doação e inclusive realizar feiras para incentivar a adoção.

Para Alfredo também é importante zelar pela beleza e higiene da cidade pois animais soltos pelas ruas procriando descontrolandamente acabam dando a impressão de falta de zelo. “Outra questão que eu levanto é a compaixão por nossos irmãos menores como disse São Francisco de Assis, porque são nossos irmãos também e temos que zelar pela saúde e bem estar desses baixinhos”, completou o parlamentar.

Paulo Henrique lembrou que a construção de um canil é uma promessa de campanha e ressalta que realmente a saúde das pessoas principalmente crianças acaba ficando exposta já que animais fazem suas necessidades nos locais públicos que também são utilizados por pessoas.

Ele ainda fez um apelo às pessoas para cuidar de seus animais e também ter mais zelo pelas vias públicas principalmente quando passeiam com seus animais. “Levem uma sacolinha, seja higiênico, não custa nada você levar uma sacolinha recolher as necessidades e depois jogar no lixo” pediu o pedetista.

A indicação foi aprovada e encaminhada para o prefeito.