Vereadores se reúnem na AGU buscando solução para embargo ambiental de assentamento

por adm publicado 09/01/2024 15h17, última modificação 09/01/2024 15h17

11/05/2023 08:36:00

Em mais uma reunião em Brasília/DF, agora na Advocacia Geral da União (AGU) o presidente Eleandro Moreira e o 1º Secretário Marcelo Perioto ouviram na terça-feira (09/05) o mediador Cláudio de Castro, que apresentou uma proposta para o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), já que o assunto desta vez era o embargo ambiental que recai sobre os Assentamentos Alto Celeste (Vera) e Jonas Pinheiro (Sorriso/MT).

A intenção da comitiva, que também conta com integrantes do Legislativo e Executivo de Sorriso, é um acordo para que se apresente uma alternativa onde o embargo ambiental deixe de ser um empecilho aos pequenos agricultores que já estão nas terras a mais de 20 anos, mas não podem aderir a programas de financiamento por causa do embargo.

Segundo o presidente Eleandro Moreira, a proposta apresentada pelo mediador não é a substituição da reserva legal por outra localidade, mas sim a responsabilidade de cada parceleiro em reflorestar determinada área de seu lote. “Voltando pra Vera vamos apresentar aos assentados o termo de proposta e deixá-los cientes para que ao voltarmos a Brasília no dia (23/05) possamos montar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e encaminhar para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA)".

Além de Tiririca e Marcelo, também estava presente Odimar Gehlen representando uma das associações do Alto Celeste. Já pela cidade de Sorriso participaram os vereadores Wanderley Paulo e Jane Delalibera, além do secretário de Agricultura Familiar, Marlon Zanella e Reginaldo do Nascimento, presidente da associação do Jonas Pinheiro e sua assessora Jurídica.