Vereadores visitam Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires

por Elizeu Teixeira publicado 04/01/2024 14h04, última modificação 04/01/2024 14h04
09/05/2022 21:45:00

Buscando entender a situação de falta de alguns medicamentos na Saúde pública de Vera, já que várias pessoas procuraram os parlamentares com essa demanda, os vereadores Marcelo Perioto, Donizete Panizon, Paulo Henrique e Eleandro Moreira nesta segunda-feira (09/05), foram até Sorriso/MT (60km) onde fica a sede do Consórcio para conversar com os representantes.

Eles se reuniram com Solimara Lígia Moura, Secretaria executiva, Julcimar Zuchi, Assessor jurídico e Marcos Souza, gerente farmacêutico.

Os parlamentares entenderam a forma como são feitos os pedidos pelo município junto ao consórcio, que reúne as demandas de vários municípios gerando assim um montante maior, fazendo com que a compra junto às distribuidoras seja feita por preços menores.

Segundo disseram os servidores, as demandas são geradas a partir da necessidade de cada município, mas não é preciso esperar acabar o medicamento pois o pedido pode ser feito baseado no histórico do município que fica no sistema de distribuição, pois a partir dele se tem um parâmetro de quais medicamentos são mais utilizados pela população do local.

Quando há a abertura de um procedimento de compra, o farmacêutico do consórcio entra em contato com o farmacêutico das prefeituras informando a abertura do processo e solicitando as demandas, caso existam.

Os parlamentares entenderam que com a troca do profissional responsável pelo estoque de medicamentos na farmácia pública, juntando-se a isso a falta de alguns insumos para a produção de medicamentos, acabou ocasionando uma falha, mas segundo eles cerca de 80% dos medicamentos que estavam em falta já estão chegando e logo se normalizará a situação.

Eles elogiaram o atendimento da farmacêutica que está gerindo a situação de forma rápida e eficiente além do atendimento muito satisfatório em Vera. Assim como, também destacaram que os servidores do Consórcio em Sorriso/MT foram muito prestativos e transparentes e estão muito atentos a estes possíveis problemas inclusive antecipando situações de escassez que podem ocorrer.